Notícias

17/04/2024

Revisão da Receita Anual Permitida de transmissoras é tema de consulta pública


Análise da ANEEL revê custos de 16 contratos referentes a 2023 e de 119 para o cálculo deste ano


Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abre na quinta-feira (18/4) a Consulta Pública n° 11/2024, que trata do cálculo da revisão da Receita Anual Permitida (RAP) de contratos de transmissão de energia elétrica licitados. O cálculo contempla 16 contratos contendo reforços e melhorias remanescentes da revisão de julho de 2023 e o processo completo com vigência para julho deste ano, abrangendo 119 contratos com reavaliação de custos de capital de terceiros, reforços e melhorias e outras receitas. 

A consulta será conduzida até 17 de maio e não abarca os nove contratos de transmissão prorrogados em 2013, cujo cálculo será realizado em outra oportunidade. 

Os resultados preliminares, a serem aprimorados durante a consulta pública, são: 

Sobre a revisão da receita anual permitida de transmissoras 

Os contratos de concessão estabelecem que a receita ofertada no leilão e a parcela associada a reforços autorizados estão sujeitas à revisão dos valores. Os contratos determinam ainda que, nas revisões tarifárias, parcela dos eventuais ganhos extras das transmissoras, denominados Outras Receitas, devem ser extraídas da RAP em prol da modicidade tarifária.

Veja como participar da consulta pública 

Interessados devem enviar contribuições para o e-mail cp011_2024@aneel.gov.br, pelo período de 30 dias, de 18 de abril a 17 de maio de 2024. Mais informações podem ser encontradas na página da consulta pública no portal da ANEEL.

Fonte: ANEEL
Foto: FreePik/rawpixel.com

NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.