Notícias

19/07/2024

Aneel divulga relatório sobre perdas de energia elétrica na distribuição


Documento traz dados sobre mercado de baixa tensão coletados em 2023

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou o Relatório de Perdas de Energia Elétrica na Distribuição de 2023, fornecendo um cenário abrangente sobre as perdas de energia no setor de distribuição no Brasil. O relatório aborda tanto as perdas técnicas como as não técnicas, como furtos, fraudes e erros de medição, para melhorar a eficiência energética do país.

Perdas técnicas

As perdas técnicas são inerentes ao processo de distribuição de energia elétrica. Quando a energia é transportada através da rede básica e da rede de distribuição, parte dela é dissipada devido às leis da física. Este fenômeno ocorre durante o transporte, transformação de tensão e medição da energia. Em 2023, as perdas técnicas representaram 7,4% da energia injetada no sistema, o que equivale a aproximadamente 42,0 TWh (terawatts-hora).

Perdas não técnicas

As perdas não técnicas, que são calculadas pela diferença entre as perdas totais e as perdas técnicas, têm uma origem diferente. Essas perdas resultam principalmente de furtos, fraudes, erros de leitura, medição e faturamento. Em 2023, as perdas não técnicas foram responsáveis por 6,7% da energia injetada, totalizando cerca de 38,2 TWh. Este é um ponto preocupante, pois essas perdas são, em grande parte, evitáveis através de medidas de fiscalização e controle mais rígidas.

Para ter uma ideia do impacto dessas perdas, é útil fazer uma comparação com o consumo de energia residencial. Segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2024 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo residencial da região Sul em 2023 foi de 26,9 TWh. As perdas não técnicas regulatórias reconhecidas nas tarifas foram de 27,3 TWh, um valor superior ao consumo residencial de toda a região Sul, que por sua vez, são pagas pelo consumidor, dentro da conta de luz.

Em Mato Grosso do Sul, a Energisa MS vem fechando o cerco contra as fraudes. Somente em 2023 a concessionária identificou 7,1 mil irregularidades de furto de energia de janeiro a dezembro, o equivalente a 20,218 GWh de energia, o suficiente para abastecer aproximadamente 95 mil residências.

Acesse o relatório completo aqui.

Com informações da Aneel
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.