Notícias

26/08/2024

Sistema Interligado Nacional se prepara para demanda de energia com medidas preventivas


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou na última semana que, apesar da atual situação de chuvas abaixo da média histórica, não há risco de desabastecimento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). O ONS garantiu que o sistema possui recursos suficientes para atender a demanda por energia, mas está tomando medidas adicionais preventivas para garantir a estabilidade do fornecimento durante períodos de maior consumo.


De acordo com o ONS, a afluência de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo da Média de Longo Termo (MLT), uma referência estabelecida a partir de um histórico de 94 anos. A redução no volume de água, especialmente na região Norte do Brasil, tem impacto direto na disponibilidade de recursos hidráulicos, fundamentais para a geração de energia elétrica.


Para enfrentar o desafio e garantir o atendimento à demanda, especialmente nos meses de outubro e novembro, quando o consumo de energia tende a ser mais elevado, o ONS apresentou um plano de medidas ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) no início de agosto. As principais medidas incluem:






O ONS enfatizou que todas essas ações são de caráter preventivo e visam garantir que a sociedade não enfrente problemas de fornecimento de energia. “Estamos implementando essas medidas para assegurar que a demanda seja atendida sem qualquer risco de desabastecimento”, afirmou o ONS.


Fonte: ONS Foto: Divulgação/Usina Hidrelétrica de Mauá

NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.